Resumo sobre o a queda dos astecas
Pág.7
Servilha 16/08/1519 – 15 homens a cavalo e 300 peões preparados para a guerra. Deixados 150 construindo uma fortaleza. Esta vila de cempoal é formada de 50 vilas e fortalezas, tendo até 50 mil homens de guerra, os quais ficaram muito seguros e pacificados como leais vassalos de vossa majestade como agora são, porque eles eram súditos daquela senhor Montezuma. E segundo fui informado o que eram pela força e de pouco tempo para cá, e como por mim tiveram notícia de vossa majestade e meus amigos, e que rogavam que os defendessem daquele grande senhor que os mantinha pela força e tirania e que tomava seus filhos para matar e sacrificar a seus ídolos. Em 1521 – morreram mais índios na conquista da cidade de Tenochtitlán do que judeus em Jerusalém pelo Papa Vespasiano.
História ativa do México – J.Jesus Carabes Pedrosa
Pág. 68
Acamapichtli - por seu valor de guerra, permitiram ao povo de Azcapotzalco um TLATOANI (governante). O 1ª governante foi Acamapichthi (1376-1396). Dominou as cidades de Xochimilco e Cuaunáhuac. *Em 1428 o governante Itzcóatl juntou-se com o rei Texcoco Nezahulcóyotl e iniciavam uma guerra contra o senhor Azcapotzalco. *Moctezuma Ilhuicamina – sacrificou milhares de pessoas aos deuses Tonatiu, Huitzilopochtli e Tláloa (motivos de inundações e epidemias) GUERRA FLORIDA
*Axayáctl (1469-1481)
*Ahúzotl (1486-1502)
*Moctezuma II (1502-1520)
Todas as terras eram comunitárias, dividiam-se em: Templos, exercito, palácio real; Terra dos soberanos e dos nobres; Terra dos Calpullis (povo)
Artesanato – arte com plumagem, executados pelos Amantecas (orfebreria)
*Lápideiras, cerâmicas e tijolos (exportados a outras regiões)
Desde 1400 os tributos pagos por povos derrotados em batalhas eram de grandiosas riquezas,