Resumo sobre o conceito de agroecossistema
Segundo Gleissman (2005), o conceito de agroecossistema está relacionado a uma estrutura na qual são analisados o sistema de produção de maneira holística, incluindo-se também seus conjuntos complexos de insumos e produção e as suas ligações. Sendo assim, esse conceito baseia-se em princípios ecológicos e o que se entende por ecossistemas naturais.
A agroecologia contextualiza uma proximidade entre o agroecossistema e os ecossistemas naturais. Para Gleissman (2005), o ecossistema é definido da seguinte forma:
¨Como um sistema funcional de relações complementares entre organismos vivos e seus ambientes, delimitado por fronteiras escolhidas arbitrariamente, as quais, no espaço e no tempo, parecem manter um equilíbrio dinâmico. Porém estável. Assim, um ecossistema tem partes físicas com suas relações particulares- a estrutura do sistema -, que juntas participam de processos dinâmicos – a função do sistema¨
A composição de um ecossistema se dá por dois componentes estruturais, os bióticos, que são os elementos causados pelos organismos em um ecossistema que condicionam as populações que o formam e os abióticos, que são influências que os seres vivos possam receber em um ecossistema, derivadas de vários aspectos físicos, químicos ou físico-químicos do meio ambiente, ou seja, são considerados como não vivos, tais como a luz, a temperatura, umidade o vento, etc. (GLEISSMAN, 2005, p. 61).
Essa estrutura dá possui relações muito dinâmicas no meio e consequente gera uma auto-regulação. A agroecologia busca através dos princípios ecológicos e de suas práticas tornam exequível a produção de alimentos dentro de uma unidade agrícola, o que possibilita a sustentabilidade do ecossistema. (GLEISSMAN, 2005, p. 73).
O grande desafio da agricultura está na busca da sustentabilidade prática para seus sistemas. Gleissman (2005) infere que a criação de agroecossistemas sustentáveis com similitude aos ecossistemas naturais é um grande desafio,