Resumo sobre stunned
Stunned Man segunda parte da série Trilogy of Failure, 2004 elenco: Asuka Tovazzi cenário: Leoni von Amim direção de fotografia: Cristoph Krauss produção: Thyssen-Bomemizsa Art Contemporary projeção de vídeo em dois canais filmado em super-16mm e transferido para DVD 16:9
33 min
descrição da obra
Duas telas, uma ao lado da outra, mostram a mesma pessoa, que realiza afazeres domésticos em seu apartamento. Até que, em um dos monitores, o personagem começa a destruir o local, derrubando os móveis e demolindo as paredes. As duas situações se cruzam quando o ocupante do apartamento arruinado mergulha no outro – até então intacto –, pronto para continuar seu trabalho destrutivo. E, enquanto isso, o personagem mais comportado entra no apartamento destruído e tenta arrumá-lo. A ação se repete ininterruptamente e os dois cenários são reconstruídos diversas vezes, quase como em um trabalho de Sísifo.
conceito do trabalho
Uma instalação de vídeo multi-screen pode ser uma maneira eficaz de expressar duplicidade, simultaneidade e conjunto, mas o meio é geralmente visto como uma compreensão linear do tempo e do lugar. A própria linguagem é uma boa analogia para a sua construção - cada objeto de ação está relacionado com o outro, espacialmente bem como temporalmente.
É isso que acontece em Stunned Man duas telas mostram o mesmo interior, uma imagem espelhando o outro. A câmera se move para trás e para a frente ao longo do apartamento enquanto a ação decorre, vai-vém do corredor para o banheiro. Um dos apartamentos é destruído por um dublê pulando pelas paredes, caindo sobre mesas e empunhando uma vassoura, enquanto no outro ele faz um lanche e mexe através de alguns livros.
O ponto de cruzamento entre as duas telas ocorre quando o ocupante mergulha através de um espelho em pedaços para um outro intacto. Enquanto isso, o outro segue para limpar e reparar os danos. Mas é tudo muito mais complexo do que uma simples transferência