Algoritmos
Os exercícios consistem-se em 03 (três) partes:
01) Haverá, na folha, desenhados alguns quadrinhos que chamaremos de célula. Dentro de cada célula (quadrinho) poderá estar ou não escrito um número que denominaremos de conteúdo da célula. A célula só é capaz de guardar um número por vez, isto é, se desejamos guardar um novo número na célula, devemos apagar o número que estava contido nesta célula para poder escrever assim o seu novo conteúdo. As células estarão identificadas por uma letra colocada acima de seu desenho a fim de podermos identificá-las. Exemplo:
A B C D
Neste caso: - o conteúdo da célula A é 7; - o conteúdo da célula B é 19; - o conteúdo da célula C é -132; - o conteúdo da célula D é 2.
02) Haverá, também, um conjunto de instruções (receitas) que identificarão operações a serem efetuadas sobre os números contidos nas células. Estas instruções estarão numeradas para facilitar a sua referência. Exemplos de instruções: 01. Escreva o número 10 na célula B. 02. Some o conteúdo da célula B com o conteúdo da célula C e guarde o resultado na célula A. 03. Multiplique o conteúdo da célula A com o conteúdo da célula B e guarde o resultado na célula D.
03) As instruções acima mencionadas não serão executadas na ordem em que estão descritas no exercício, isto é, em primeiro lugar a n.º 1, depois a n.º 2, e assim por diante. Para indicar em que seqüência as instruções deverão ser executadas, haverá um diagrama (desenho esquemático), indicando qual a ordem de execução das instruções. Para executar o exercício, o aluno deverá ir efetuando as operações sobre as células com a seqüência indicada no diagrama, partindo do início até atingir o fim.