Resumo sobre somadores
Esta arquitetura tem este nome porque ocorre o transporte, a propagação dos bits carry out (vai um) de um somador para outro somador. São necessárias três entradas: A e B onde guardarão as parcelas de cada bit em relação à “n” bits que terão, por exemplo, A=1001100 (As parcelas serão A0=0, A1=0, A2=1, A3=1, A4=0, A5=0 e A6=1). Além das entradas A e B, esse tipo de arquitetura também terá o bit de transporte (Cin) o qual será a entrada para os outros somadores e que deverá ser considerado para a operação das parcelas seguintes do algarismo em questão. Além das três entradas, esse tipo de somador produz duas saídas; uma é o resultado parcial da operação entre A e B (Sn) e a outra é o bit carry out (Cout) que servirá de entrada (carry in) para o próximo somador. Ilustração de um somador completo (Full Adder).
Ilustração de somadores em série para operação de soma de algarismos de “n” bits (RCA).
Vantagens: É simples e de fácil compreensão, sendo bastante didático para a introdução do conteúdo a quem quer se aprofundar no assunto.
Desvantagens: A operação completa consome muito tempo por ter de transportar o bit carry desde o primeiro somador até o último. Em um circuito real, as portas levam tempo para mudarem de estado, uma questão de nanossegundos, porém em máquinas de alta velocidade ou que precisam efetuar operações em um intervalo curto de tempo, esta arquitetura torna-se inconveniente.
Bibliografia: http://informatica.hsw.uol.com.br/logica-booleana2.htm, http://pt.scribd.com/aderito_min%C3%B3/d/89122428/52-Propagacao-do-Carry, http://www.inf.ufsc.br/~guntzel/ine5406/SD_aula1TS.pdf.
Dúvidas:
1) Como vou saber o valor de entrada do Te (Entrada do transporte)?
R: "A não ser que a primeira soma de dois algarismos de 'n' bits seja feita com um meio somador (half adder) ou Te inicializa com zero.”.
Carry Look Ahead - CLA (Somadores com Carry Antecipado)
Foi criado a partir do