ATIVIDADE AOP
Na eletrônica temos diversos tipos de componentes e entre eles o Amplificador Operacional que tem inúmeras aplicações. E resumo, conseguimos identificar que os AOP são utilizados nos sistemas eletrônicos de controle industrial os CI’s, na instrumentação industrial, muito comum no uso de medico, amplamente utilizado em equipamentos de comunicação, outra particularidade é o uso amplo em sistema de dados na área militar.
O conteúdo conterá as premissas básicas relacionadas a principais características dos AOP.
1. CONCEITOS FUNDAMENTAIS
1.1 DEFINIÇÃO.
Os AOP (Amplificador Operacional) é um amplificador multe tarefas tendo entrada diferencial com algumas peculiaridades que se assemelham de um amplificador ideal.
Abaixo segue algumas características ideais de um AOP são:
Impedância de entrada infinita;
Impedância de saída nula;
Ganho de tensão infinito;
Resposta de frequência infinita;
Insensibilidade a temperatura.
1.2 REPRESENTAÇÃO SIMBOLICA
Abaixo a representação onde: V- é a entrada inversora; V+ é entrada não inversora; Vo é a saída.
1.3 AOP RESUMO BÁSICO.
O AOP tem uma saída e duas entradas, que corresponde um valor múltiplo da diferença entre as duas entradas. O fator A identifica o ganho de tensão do Amplificador Operacional em resumo define a relação entre a tensão de entrada e a de saída do dispositivo.
1.4 FUNCIONAMENTO BÁSICO
Apresentamos o circuito abaixo:
Tendo que o ganho (A) seja 100.000, obteremos a tensão de saída Vo;
O fator A será positivo em toda situação que V1 – V2 estiver menor que zero a tensão de saída será negativa ou vice versa.
1.5 BASE CONCEITUAL DE AOP DIFERENCIAL
Conforme imagem abaixo observasse um circuito de um AOP (amplificador operacional diferencial).
Tendo como exemplo que o circuito é simétrico, Q1 e Q2 são transistores idênticos, nós conseguimos relatar que a tensão de Vo é proporcionalmente a diferença entre V1 e V2 tensão de entrada, o que no final tem uma