Somador de 4 Bits
Este relatório apresenta fundamentalmente a metodologia geral e o detalhamento das principais atividades executadas para a implementação de um somador lógico de 4 bits. O objetivo deste experimento pretende dar uma visão geral sobre o processo de soma binaria e implementar este processo em hardware, usando para isso o circuito integrado (CI) CMOS 4008 (INTERSIL, 1994).
O processo aqui apresentado é devidamente detalhado através de imagens e textos que descrevem desde o processo de modelagem até a prototipação final.
1
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO
5
2 – DESENVOLVIMENTO
5
2.1 – OBJETIVO GERAL
6
2.2 – METODOLOGIA
7
2.3 – PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
9
2.4 – RESULTADOS
10
3 – CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES
11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
11
2
1 – INTRODUÇÃO
Em um computador, mais efetivamente na CPU (UCP - Unidade Central de Processamento), o efetivo processamento realiza as atividades relacionadas com a efetiva execução de uma operação, ou seja, processa (executa) instruçoes. A CPU, também conhecido como processador, é a parte de um sistema computacional, que realiza as instruçoes de um programa de computador através da execução de aritmética binaria basica, lógica, e entrada e saída de dados (TANENBAUM, 2001).
Neste contexto, o principal componente da CPU é a ULA (Unidade Lógica e Aritmética), na qual as instruçoes de maquina são efetivamente implementadas pelo hardware. A ULA é um circuito digital que realiza operaçoes lógicas e aritméticas. A ULA é uma peça fundamental da CPU e atua como uma "grande calculadora eletrônica", assim como a sua tecnologia estava disponível desde que os primeiros computadores modernos foram construídos (STALLINGS, 1996).
Uma das principais instruçoes da ULA é a de soma lógica, a qual processa os dados vindos dos registradores (memória da CPU), executando assim uma soma em lógica binaria binaria.
Observa-se ainda que o sistema binario é uma representação