Resumo Sobre Sistema Respiratório
Funções do Sistema Respiratório: - Fazer a transferência do oxigênio, que é inalado do ar, para o sangue; - Fazer a transferência do dióxido de carbono, presente em grande quantidade no sangue venoso, para o ar que é exalado; - Ajuda a fazer a regulação da acidez presente nos fluídos do corpo humano; - Atua na regulação do pH do sangue; - Filtrar, aquecer e umidificar o ar que respiramos; - Atua na produção dos sons que emitimos, pois o fluxo de ar sai dos pulmões e vai para as pregas vocais.
Faringe:
É um canal que pertence tanto ao sistema respiratório como ao sistema digestório. Através das coanas está ligada com a cavidade do nariz e através das fauces, com a boca. O ar inspirado pelas narinas ou pela boca passa necessariamente pela faringe, antes de atingir a laringe.
Laringe:
A laringe é responsável pela condução do ar. É um tubo cartilaginoso de forma irregular que conecta a faringe com a tranqueia. Situa-se na parte superior do pescoço. É o local onde ficam as cordas vocais. Dessa forma, se torna órgão importante para fala. É feita de várias partes cartilaginosas.
Tranqueia:
A tranqueia é um tubo de aproximadamente 12 cm de comprimento e 2,5 de diâmetro e suas paredes são reforçadas por uma série de anéis de cartilagem que impedem que as paredes se colapsem. Bifurca-se na sua região inferior, originando os brônquios, que penetram nos pulmões. Seu epitélio de revestimento muco-ciliar adere partículas de poeira e bactérias presentes em suspensão no ar inalado, que são posteriormente varridas para fora (graças ao movimento dos cílios) e engolidas ou expelidas.
Nariz