resumo sobre processamento do petroleo
PROCESSAMENTO DO PETRÓLEO
É o processo de Separação e Tratamento dos fluidos produzidos durante o processo de extração do petróleo. Ele é extremamente importante porque facilita o tratamento individualizado de cada fluido separadamente, auxiliando na remoção das impurezas para atingir os padrões ANP e agrega mais valor aos produtos.
FACILIDADES DE PRODUÇÃO
São as instalações que efetuam o processamento primário dos fluidos, ou as plantas de processamento primário. Podem ser simples ou complexas, à depender dos estudos de reservatório e da viabilidade técnica do que se objetiva o tratamento.
SISTEMAS DE COLETA
Tem como objetivo direcionar todos os fluxos de vários poços para as PPPs. O fluido produzido chega com várias características diferentes, que serão igualados ao atingir o sistema de coleta.
Cabeça de poço: carretel com dois flanges e duas saídas laterais. O flange inferior fica apoiado na cabeça do revestimento e o flange superior recebe a árvore de natal com seu adaptador.
Arvore de Natal: Convencional: Equipamento de superfície constituído por um conjunto de válvulas tipo gaveta (com acondicionamento hidráulico, pneumático e manual), com finalidade de permitir de forma controlada o fluxo de óleo do poço. Possuem válvulas mestras (fechamento do poço), válvulas laterais (controlam o fluxo) e válvula de pistoneio (permite a descida de equipamentos na coluna. Molhada: Equipamento instalado no fundo do mar, constituído por válvulas tipo gaveta, um conjunto de linha de fluxo e um sistema de controle interligado a um painel na plataforma.Tipos: Diver operated,Diver assisted, Diverless, Diverless Guidelineless.
Manifolds: Conjunto de válvulas localizadas no sistema de coleta utilizada para igualar as características dos fluidos vindos de vários poços. Ele recebe as linhas de vários poços produtores e iguala em uma só linha, estabilizando a vazão, pressão e características químicas e físicas do fluido. Os manifolds de