Resumo sobre marketing
A diferença entre bens e serviços é a tangibilidade. Os bens são tangíveis, enquanto os serviços não. A indivisibilidade, que diz que o serviço não pode ser separado do seu prestador, ou seja, a forma como o cliente é tratado, por exemplo, será usado na hora que ele for avaliar a qualidade da empresa. A variabilidade, que diz que os serviços podem variar. A perecibilidade, que diz que os serviços não podem ser armazenados para venda posterior, já que o prestador de serviço está vendendo seu desempenho. Critério de avaliação, que diz que o serviço primeiro é vendido para depois serem produzidos e consumidos, enquanto a ordem dos produtos é diferente. O cliente participa do processo, onde eles observam todo o processo de produção.
Existem fatores que exercem influência direta, como: o ambiente físico, pessoal de contato, outros clientes e organização e sistemas.
No estágio de pré-compra, o cliente primeiramente recebe o estímulo comercial, social e físico. Posteriormente, há a conscientização do problema, o desejo insatisfeito, a busca pelo serviço. No estágio de pré-compra, há a percepção de riscos, que são: risco financeiro (possibilidade de perna monetária se a compra der errado), risco de desempenho (possibilidade do serviço comprado não realize a tarefa adequadamente), risco físico (se algo der errado, ter danos ao comprador), risco social (perda de status devido à compra) e risco psicológico (possibilidade de afetar a autoestima). As maiores influências para os compradores sofrerem estes riscos, são a falta de padronização, coprodução (inseparabilidade), falta de informação, fidelidade à marca.
Na pós-compra, há a satisfação (servuction – pessoal de contato, ambiente físico, outros clientes e sistemas da organização + processo de produção e consumo do serviço).
Há modelos de avaliação dos clientes sobre