Resumo sobre gerenciamento de projetos
Segundo Xavier (2008) projeto é um processo único, constituído por atividades coordenadas e controladas com datas de início e término, empregado para o alcance de um ou mais objetivos conforme requisitos específicos, incluindo limitações de custo, tempo e recursos. Um projeto é um esforço temporário empreendido para a criação de um produto, serviço e até mesmo um resultado exclusivo. O projeto deverá ter por definição uma data de inicio e termino definida, sendo o término a parte mais importante para determinar se um trabalho é um projeto. São exemplos de projetos conforme a seguir:
Lançamento de um novo produto ou serviço;
Construção de uma área ou lugar (casa, quarto, garagem, edifício, etc.);
Desenvolvimento de um software ou aplicativo;
Realização de uma viagem;
Compra de algum produto ou imóvel;
Organização de um evento (festa, reunião, congresso, torneio esportivos, etc.);
Implantação de um novo treinamento para os funcionários.
Não se podem confundir projetos com procedimentos contínuos e repetitivos, que conforme Xavier (2008) os procedimentos contínuos e repetitivos em uma organização não são exemplos de projetos, pois muitos processos na organização de uma determinada tarefa acabam não sendo temporários, fazendo com que o processo se torne contínuo e/ou repetitivo. São exemplos de processos contínuos e repetitivos dentro de uma organização:
Fabricação de um veículo;
Venda de um determinado produto ou serviço;
Pagamento de fornecedores;
Gerenciamento de rede de computadores;
Manutenção de uma determinada máquina e/ou ferramenta.
Vale ressaltar ainda que, muitos processos na organização têm um pouco de procedimentos contínuos e repetitivos e um pouco de projetos, fazendo com que estes recebam um tratamento chamado de “gerenciamento por projetos”, ou seja, pode-se utilizá-lo para efetuar a manutenção de uma máquina em uma área industrial, uma correção de um software ou a compra de uma determinada ferramenta.
Ainda conforme