Política Social no Brasil e Serviço Social
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8
4 REFERÊNCIAS.........................................................................................................9
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho de pesquisa buscará demonstrar a evolução das Políticas Sociais no país e quais os principais processos que ajudaram a construir a atuação profissional do Assistente Social.
Serão abordadas as formas de intervenção e atuação do Estado na questão social antes e após a promulgação da Carta Magna de 1988, visando dar ao leitor uma visão ampla do tema.
O desenvolvimento da profissão, por meio de sua evolução e das metodologias aplicadas, também serão abordadas ao longo do trabalho, de forma que se possa compreender como se deu o processo construtivo da assistência social no Brasil e sua importância no cenário social.
2 DESENVOLVIMENTO
A política social originou-se das formações econômico-sociais capitalistas, direcionadas a atingir um grupo de pessoas que não se encontravam satisfeitas pelo modo capitalista de produção, agindo através do controle sobre as necessidades sociais básicas das mesmas.
Constituiu-se, portanto, da luta de trabalhadores que, na busca de meios de manutenção de si próprios e de suas famílias, passaram a reivindicar direitos de proteção social.
Através dessa luta, progressivamente, foram reconhecidos direitos sociais e trabalhistas por parte dos capitalistas. No entanto, essa política que nascia para defesa dos trabalhadores, passou a atender os interesses dos próprios capitalistas, que enxergaram nela a possibilidade de transformar os direitos trabalhistas em capital privado gerador de lucro.
Assim, pode-se dizer que a política social é uma