Resumo sobre: Fatores Influenciadores da Permanência ou ausência dos alunos surdos usuários da língua de sinais nas escolas regulares.
Referência Bibliográfica
SANTOS, Adriana Dantas Wanderley dos: fatores influenciadores da permanência ou ausência dos alunos surdos usuários da língua de sinais nas escolas regulares. (GT15 ANPED), (17 páginas).
Resenha
O presente trabalho da pesquisadora Adriana Dantas, versa sobre a educação do surdo na rede municipal de ensino de Salvador, discutindo a inclusão de alunos surdos, usuária da língua de sinais em salas regulares nos primeiros anos, Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
A pesquisadora realizou sua pesquisa em três estágios, visita as instituições que atendem crianças surdas, entrevista com professores, coordenadores pedagógicos, diretores e familiares de alunos surdos, e construção e análise das informações.
A abordagem bilíngue, vem sendo tratada com êxito, ainda não quer dizer que os problemas para com esses alunos estejam solucionadas. Em Salvador existe escolas/salas para surdos e é aonde se encontra a grande parcela dos alunos surdos dessa região, poucos estão matriculados em escolas/salas regulares, pois falta professores capacitados para estarem atuando com esses indivíduos. Um dos professores da escola/sala regular entrevistado durante a pesquisa alegou que não sabe se comunicar com alunos surdos através da língua de sinais, e se comunica com seu alunos através de olhares ou pequenos gestos.
O rendimento dos alunos em qualquer instituição, deixa os professores insatisfeitos, com o rendimento escolar dos alunos, pois mesmo em salas/escolas apropriadas para alunos surdos, os professores acabam tendo que se limitar, pois muitos alunos vem de casa sem sequer saber o mínimo da língua de sinais, pois seus pais fazem o uso da oralidade para se comunicarem e não o uso da libras.
Os pais optam em deixar seus filhos em escolas/salas de surdos, por falta de despreparo dos professores das escolas/salas