Resumo sobre drogas
Diariamente somos bombardeados com notícias na tv, jornais, revistas e internet, sobre o aumento da criminalidade, principalmente envolvendo jovens.
Diante dessa onda de violência desenfreada, a sociedade se pergunta sobre qual é o principal motivo?
Até pouco tempo, podíamos responder a essa pergunta apontando como principal problema a desigualdade social e a pobreza de boa parte da população, mas hoje, esses argumentos por si só não respondem ao questionamento, pois estamos diante de um mal que atinge todas as classes sociais.
A resposta a essa pergunta é um fenômeno, chamado trinômio da criminalidade, composta pelas drogas, juventude e violência. Esses fatores geram um círculo, que assola e aterroriza a sociedade.
É dever da sociedade e de cada um tentar analisar as causas mais profundas desse problema que deixa a população amedrontada e as instituições governamentais em pé-de-guerra.
Na ponta do trinômio podemos destacar as drogas; essa atinge a todos, sem distinção de cor, raça, credo, idade, sexo e etnia. Nas outras pontas estão os jovens e a violência.
As drogas têm levado os jovens a perder a família, o emprego, os amigos, ou seja, a perder sua identidade, só restando a esses jovens o vício, que por sua vez precisa ser alimentado e, dependendo da situação econômica, através da violência; em resumo, podemos definir que o aumento da violência urbana em nosso país, está diretamente relacionado à expansão do narcotráfico, que é difícil de ser combatido devido a falta de políticas públicas eficientes.
O individuo começa progressivamente a ser violento contra aqueles que não aceitam sua situação, como a família, seus amigos, colegas de trabalho e finalmente contra si mesmo.
Todavia, a maior e a mais explícita violência é a do tráfico de drogas. Esta tem o poder de dilacerar toda uma sociedade: ela é a responsável pela manutenção dos usuários, como também pelo recrutamento dos futuros criminosos.
O tráfico e o consumo de drogas,