Resumo sobre desenvolvimento econômico
Para este autor, o subdesenvolvimento está associado ao trabalho no campo, além de ter uma oferta estrutural de mão de obra. Por isso é importante criar uma indústria que abrace a mão de obra do campo, impondo um sistema onde os trabalhadores empregados são o seu próprio mercado (influência da Lei de Say). Existe um consenso geral entre os autores desenvolvimentistas sobre a importância da industrialização na superação do atraso.
O projeto de desenvolvimento deve pensar todo o conjunto e ser feito ao mesmo tempo e controlado pelo Estado (desenvolvimento equilibrado).
Economia horizontal -> criação de novos mercados.
Economia vertical -> encadeamento.
Para Rodan, existem duas formas de desenvolvimento da indústria: economia fechada (lenta, retenção do consumo, redução da divisão internacional do trabalho e produção mundial menor, desperdício de recursos); economia aberta (mais rápida, maior divisão do trabalho, sem desperdício de recursos). Para o segundo modelo – preferido pelo autor -, o crédito deve ser organizado pelo Estado.
Para se desenvolver, o treinamento da mão de obra é um ponto favorável, e ele deve ser cedido pelo Estado ou pelo truste industrial, que possui condições de arcar com os gastos altos.
Os investimentos não devem ser concentrados, mas sim distribuídos em diferentes indústrias complementares, pois isso reduz o risco de insuficiência da demanda, e, portanto, do investimento. Além disso, investimentos complementares horizontais resultam numa taxa de retorno maior para cada um dos investimentos.
Para ele, deve existir inicialmente uma quantidade considerável de investimento para que haja chances de sucesso (Big Push). Por isso, para os países subdesenvolvidos, que necessitam de grandes e profundas transformações, não é suficiente a idéia de investimento gradativo.
2. Nurkse
Nas nações subdesenvolvidas, a escassez de capital é a principal causa do subdesenvolvimento. Por causa disso os países permanecem em um círculo