Resumo sobre Carreira Profissional
Crescer na carreira é o que todo mundo quer, mas ficar na expectativa de receber um milhão de promoções em pouco tempo pode causar má impressão no ambiente corporativo e ainda fazer com que as boas oportunidades passem longe de você.
Quando o assunto é ansiedade, todo cuidado é pouco, principalmente quando ela se mistura à sua carreira e seu desenvolvimento profissional. Quem é ansioso demais pode perder o controle emocional e até desenvolver doenças mais sérias como gastrite, taquicardia e hipertensão.
“Ninguém aprende muito quando dá um salto enorme em um período curto”, diz Manoela Costa, gerente da Page Talent, especializada na estruturação e condução de processos seletivos para estagiários e trainees. “É preciso compreender que o crescimento profissional é conquistado dia após dia e que o tempo é um elemento fundamental para desenvolver a carreira”, afirma.
Sinais de ansiedade em excesso - Alguns comportamentos no ambiente corporativo revelam o nível de impaciência do profissional. Por exemplo, querer mostrar serviço a qualquer custo. “Existe uma grande diferença entre ser proativo e ser inconveniente”, alerta Manoela. “Não tente querer ajudar todo mundo o tempo todo e nem pegar muito trabalho só pra mostrar que você é capaz”, recomenda. Além de mostrar falta de foco, agir dessa maneira pode passar arrogância.
Pessimismo - Outro sinal de ansiedade é o pessimismo. Ansiosos normalmente são bem pessimistas. Além disso, o medo de não conquistar os objetivos faz com que os profissionais muito ansiosos tomem decisões precipitadas. “Como buscam mudanças, essas pessoas agem impulsivamente e não avaliam os prós e contras de uma proposta”, afirma Manoela.
Desmotivação - A desmotivação também é um sinal de que a ansiedade ultrapassou os limites. Infelizes com o cargo atual, os profissionais acabam atirando para todos os lados para tentar mudar a situação. “Quando a pessoa começa a sofrer pela espera de uma promoção e