Resumo sobre Bursite e Tendinite
É uma doença ortopédica caracterizada pela inflamação da bursa, uma bolsa cheia de líquido, existente no interior das articulações, com a finalidade é amortecer o atrito entre ossos, tendões e músculos.Pode ocorrer em qualquer articulação (joelhos, cotovelos, quadris, etc.), mas é mais comum no ombro.
CAUSAS:Traumatismos ou infecções articulares, uso excessivo e repetitivo das articulações, lesões por esforço, artrites e gota. Nem sempre são determinadas e podem surgir “do nada”.
SINAIS E SINTOMAS:Rigidez e dor nas articulações, principalmente ao movê-las;Limitação da mobilidade da articulação;Sensibilidade ao pressionar nas proximidades da região dolorida;Inchaço, calor e vermelhidão na articulação.
DIAGNÓSTICO:O diagnóstico é simples, colhendo uma boa história clínica e feito um exame físico. O médico poderá solicitar também uma radiografia, ultrassonografia ou uma ressonância magnética.
DEDO EM GATILHO:É uma afecção em que um dedo permanece rígido e dobrado,quando um dos tendões que flectem o dedo se inflama e incha. Ao endireitar-se e dobrar-se o dedo, o tendão move-se de um modo uniforme por dentro da bainha que o envolve. O tendão inflamado sai da bainha quando o dedo se dobra, mas se o tendão estiver inchado ou tiver nódulos, ao endireitar o dedo não pode retroceder com facilidade. Para endireitar o dedo, deve fazer-se força na parte inchada para que se reintroduza dentro da bainha, o que produz uma sensação de estalido semelhante à que se sente quando se aperta o gatilho de um revólver.
TRATAMENTO: No tratamento das bursites aguda,é necessário repouso, imobilização temporária da articulação afetada ,como o uso de "splints" (talas de plástico) na área afetada ,Tipóia Imobilizadora “Velpeau” e administração de anti-inflamatórios, corticoides, relaxantes musculares e aplicação de gelo.
Os exercícios de fisioterapia ajudam a fortalecer os músculos da articulação comprometida e a restaurar movimentos articulares. Em alguns