Resumo Sistemas de Transporte
O transporte é uma das principais funções logísticas e representa a maior parcela dos custos logísticos das organizações, além de ter papel importante no desempenho de diversas dimensões do Serviço ao Cliente.
As principais funções do transporte na logística estão ligados basicamente às dimensões de tempo e lugar. Desde os primórdios o transporte na logística tem objetivo de disponibilizar o produto onde existe a demanda, mesmo com o advento da tecnologia e a troca rápida de informações, o transporte continua sendo fundamental para que seja atingido o papel da logística, que é o produto certo, na quantidade certa, na hora certa, no lugar certo ao menor custo possível.
Integração com outras funções logísticas
Logística integrada é um dos principais conceitos da Logística Empresarial Moderna, ou seja, as funções logísticas passam a ser vistas de forma integrada, com isso o transporte passa a ter papel importante em várias estratégias na rede logística.
Transporte x Estoque
O principal fator deste trade-off é a relação entre políticas de transporte e de estoque. O gestor de cada área da empresa possui objetivos isolados, com a introdução da Logística integrada, o gestor de cada área terá uma visão geral da empresa, desta maneira o objetivo central será reduzir estoque e exigir da função transporte a rapidez e consistência necessária para atender os tamanhos de lote e os prazos de entrega.
Benefícios de um bom sistema de transporte
Maior competição: o mercado consumidor é disputado por empresas com maiores ou menores graus de proximidade, inclusive de outros países.
Economias de escala: as empresas podem atingir um número maior de mercados consumidores.
Redução de preços: como os custos de transporte representam cerca de dois terços dos custos logísticos, menores custos de transporte resultam em menores preços finais.
Tipos de sistemas de transporte:
Sistemas para transporte de passageiros
Sistemas para transporte de cargas