Resumo SI II
Pode ser conceituado como comércio sem papel. Seria a transferência de dados estruturados, pelos padrões acordados de mensagens, de um aplicativo de computador a outro por meio eletrônico e com um mínimo de intervenção humana.
Basicamente a transmissão eletrônica de documentos entre computadores utilizando um formato comum entre parceiros comerciais.
A implementação do EDI exige cooperação, colaboração e troca de informações entre parceiros comerciais. O EDI proporciona aos parceiros comerciais uma eficiente ferramenta de negócio para a transmissão automática de dados comerciais de um aplicativo de computador diretamente a outro independente dos tipos de hardware e software dos usuários.
Componentes do EDI
Mensagens padronizadas; As empresas se comunicam através de mensagens padronizadas de acordo com o UN/EDIFACT.
Software tradutor; Seria um conversor, responsável pela tradução das mensagens recebidas ou enviadas de acordo com o padrão UN/EDIFACT.
Comunicação; Após as mensagens serem convertidas no padrão UM/EDIFACT, as mensagens devem ser comunicadas ou transferidas para o destino.
Custo x benefício EDI
Para identificar os benefícios da implantação do EDI é necessário uma analise na questão qualitativa e não quantitativa.
Os benefícios mais tangíveis na implantação do EDI são relacionados a economia de custos administrativos. Levando em conta os gastos em impressão de documentos, envelopes, selos, cópias, fax, tempo na coleta de informações, erros, custos com funcionários e etc.
A implantação do EDI também pode proporcionar benefícios no ciclo comercial, como redução de estoque e pedidos de compras e etc.
Os benefícios estratégicos são relacionados ao melhor relacionamento com o cliente e fornecedores.
Groupware
Software usado para suportar trabalhos em grupos. O objetivo do groupware é melhorar o trabalho em grupo através da utilização de software.
Definição: Sistema baseado em computador que auxilia grupos