RESUMO SELO AQUA
CASOS
EMPREENDIMENTOS
CUSTOS
Aqua (Alta Qualidade Ambiental).
MISSÃO DO PROCESSO AQUA: “CONSTRUIR HOJE, PRESERVAR AMANHÃ.”
AQUA: certificação brasileira para construções sustentáveis
O Processo Aqua para prédios comerciais e de serviços foi lançado em 2008 e, em 2010, foi lançado o Processo para edifícios habitacionais.
Como obter uma certificação ambiental
O processo de certificação ambiental - seja de uma casa ou de edifício - exige um conjunto de documentos, que vão de projetos e memoriais até fotos da obra em andamento, além de auditoria em obra. A certificação ambiental de projetos de arquitetura representa o reconhecimento, por exemplo, de sistemas construtivos de baixo impacto ambiental, economia de recursos naturais (água e energia), baixa manutenção e conforto e saúde dos usuários.
O registro do pedido em uma entidade certificadora é a comprovação oficial de que o projeto está em processo de certificação. O GBC Brasil (Green Building Council) e a Fundação Vanzolini são alguns dos organismos que conduzem certificações no Brasil - respectivamente, os selos Leed e Aqua.
O AQUA é obtido aqui mesmo e a auditoria é feita na própria obra, com acompanhamento de todas as fases da construção - programação, concepção e realização.
O Green Building se baseia na soma de pontos para fornecer o selo, enquanto o AQUA faz a avaliação a partir dos 14 critérios citados acima e a obra recebe uma classificação entre bom, superior e excelente:
Bom: corresponde ao desempenho mínimo aceitável para um empreendimento de Alta Qualidade Ambiental.
Superior: corresponde a boas práticas de sustentabilidade.
Excelente: corresponde aos desempenhos máximos constatados em empreendimentos de Alta Qualidade Ambiental.
"Aconselhamos que os empreendimentos não pensem no mínimo a ser atingido e, sim, em que categorias valem a pena investir para ser considerado bom, superior ou excelente", explica Martins. Coordenador Executivo do Processo AQUA