técnico em edificações
João A. Mattei - Consultor, diretor na NBS- Nacional Bureau de Serviços http://www.pi[[[[[[[[[[[[[[niweb.com.br/construcao/noticias/a-iso-9000-aplicada-a-construcao-civil-85300-1.asp Processos construtivos
As normas da série ISO 9000, quando bem aplicadas nas construtoras, implicam rigoroso controle não somente dos processos construtivos , mas também dos processos administrativos - planejamento da obra, treinamento e qualificação dos funcionários, processo de venda do imóvel etc. Neste caso específico, diferencia-se a idoneidade da construtora que incorpora ao seu processo de venda (e o submete a auditoria do organismo de certificação) a garantia de que dispõe do capital para concluir o empreendimento, com a qualidade e o prazo prometidos.
A ISO 9000 aplicada à construção civil entende que a qualidade começa no projeto do imóvel, passa pela sua construção e processo de venda (prometer apenas o que pode cumprir) e estende-se à assistência técnica pósvenda.
Ela também estabelece que a empresa deve publicar suas intenções, tanto para seus acionistas como para clientes, fornecedores, funcionários e sociedade.
Aspectos a observar no planejamento e condução de um processo da qualidade
1. O corpo diretivo-gerencial das empresas tem formação majoritariamente técnica, mais precisamente em engenharia. Esse fator não representa um problema, ao contrário; mas deve ser considerado, pois a tendência do engenheiro é a de buscar soluções em tecnologia. Quando se trata de Sistema de Gestão da Qualidade, as soluções são gerenciais e necessariamente passam pelas pessoas.
2. O relacionamento chefe/subordinado nos canteiros não é, normalmente, propício à participação dos funcionários no processo (cultura do setor e desnível social).
3. O setor está começando a ser exposto à concorrência internacional. Essa exposição, se traz os custos sociais da globalização, traz também os benefícios do crescimento profissional e pessoal.