Resumo revolução industrial
Concluímos que a Revolução Industrial tornou os métodos de produção mais eficientes, sendo um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX com substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.
Sabemos que foi na Inglaterra o começo desta Revolução, devido a fatores importantes como: possuir uma rica burguesia, possuir a mais importante zona de livre comércio da Europa, o êxodo rural e a localização privilegiada junto ao mar o que facilitava a exploração dos mercados ultramarinos.
Porém as condições de trabalho naquela época eram precárias, a exploração foi dominante, duras jornadas de trabalho que chegavam a ultrapassar 15 horas por dia, salários baixíssimos, incluindo a mão de obra de mulheres e crianças.Sendo que os trabalhadores ainda eram sujeitos a castigos físicos dos patrões. O ambiente interno das fábricas eram sujos, com pouca iluminação e má ventilação, causando muitas doenças e os frequentes acidentes de trabalho ocorriam devido a falta de proteção mínima necessária aos proletários no uso das máquinas.
Cansados de tanta exploração, muitos trabalhadores revoltados se organizaram para lutar por condições melhores no ambiente de trabalho, dando origem ao movimento Ludistas,conhecidos também como ‘’os quebradores de máquinas’’ , invadindo fábricas e destruindo seus equipamentos numa forma de protesto. Houve também o movimento ‘’Cartista’’ este movimento optou pela vida política, conquistando diversos direitos políticos aos trabalhadores. Foi devido a estes movimentos que temos o Sindicato dos trabalhadores nos dias atuais.
As consequências ruins da industrialização e urbanização foi o grau de poluição que aumentou muito, iniciados com a queima de carvão mineral para gerar energia para as máquinas a vapor. O desmatamento desenfreado nos dias atuais para construções de novas fabricas,casa,prédios,rodoviárias entre outras coisas ainda são frequentes. Alterando assim a