Resumo revolução industrial
A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que ocorreram na Europa (Inglaterra) nos séculos XVIII e XIX. A principal característica dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado com o uso das máquinas.
Esse processo foi dividido em dois períodos: 1° e 2° Revolução Industrial
A Primeira Revolução Industrial inicia-se no século XVIII. É caracterizada pelo desenvolvimento de duas importantes invenções: A Máquina a Vapor e a Locomotiva.
Essas duas invenções revolucionaram o modo de produção daquela época.
Um dos primeiros ramos industriais a usufruir a nova tecnologia da máquina a vapor foi a produção têxtil, que antes da revolução era desenvolvida de forma artesanal.
* 1ª fase: (1750-1850)-desenvolveram-se a indústria têxtil, movidas a vapor. Houve também, a invenção do telégrafo, trem e barco nesta época.
A Segunda Revolução Industrial, iniciada na segunda metade do século XIX (1850 - 1870), envolveu uma série de desenvolvimentos dentro da indústria química, elétrica, de petróleo e de aço. Outros progressos essenciais nesse período incluem a introdução de navios de aço movidos a vapor, o desenvolvimento do avião, a produção em massa de bens de consumo, o enlatamento de comidas, refrigeração mecânica e outras técnicas de preservação e a invenção do telefone eletromagnético.
* 2ª fase: (1850-1945)-desenvolveu-se a indústria petroquímica, movidas a petróleo e eletricidade. (Houve a descoberta do rádio, TV, carro e cinema nesta época).
* 3ª fase: (1945-hoje) nanotecnologia, informática, energia atômica, espacial.
A Revolução iniciou-se na Inglaterra pelos seguintes motivos: * Posse de grandes reservas de carvão mineral em seu solo, que era o principal combustível para as máquinas a vapor e a locomotiva. * Além da fonte de energia, eles possuíam também, grandes reserva de minério de ferro, matéria prima para a construção das máquinas. * Grande número de desempregados