Resumo, Resenha e Sinopse
Há três tipos básicos de síntese de texto, bastante usados nas variadas atividades escolares, acadêmicas e profissionais: o Resumo, a Resenha e a Sinopse.
O Resumo é a apresentação concisa de todas as investigações feitas até o presente sobre uma questão especial, sem discutir nem julgar os resultados obtidos. Enquanto a Resenha visa apresentar uma síntese de idéias fundamentais da obra, ou seja, é a descrição minuciosa de certo número de fatos e a Sinopse também chamada de ‘analítico’, é a apresentação concisa do texto de um artigo, obra ou documento.
Os resumos são redigidos pelo próprio autor e geralmente têm extensão de 1/3 ou 1/4 do original. Já as sinopses devem ser redigidas pelo próprio autor ou editor e devem ser recortadas e montadas numa ficha de 7,5 x 12,5 cm. E, as resenhas, são elaboradas por um cientista e tem extensão ilimitada, que varia de acordo com o resenhista.
Conter fatos essenciais contidos no texto, porém a não reprodução de frases ou partes do texto original são características do resumo. Quando o assunto é resumido, apontando-se as falhas e erros de informações e ao mesmo tempo tecendo elogios aos méritos da obra, fala-se da resenha. Mas, quando é necessário fazer uma apresentação condensada do texto de uma publicação com suas ideias principais, sem emissão de juízo de valor, aí se dá a sinopse.
O objetivo principal do resumo é apresentar com fidelidade as idéias ou fatos essenciais contidos no texto. O da resenha é informar o leitor de maneira objetiva, evidencializando a contribuição do autor e o da Sinopse, é permitir que o leitor decida sobre a conveniência ou interesse em consultar a própria publicação resumida.