Doença pulmonar abstrutiva crônica
Doença pulmonar abstrutiva crônica
Profº Jolson
Índice Epidemiologia..............................................................1 Causas.......................................................................2 Fisiopatologia.............................................................3 Sintomas....................................................................4 Diagnóstico................................................................5 Tratamento................................................................6 Prognóstico................................................................8 Referências..............................................................9 Doença pulmonar obstrutiva crônica
Doença pulmonar obstrutiva crônica (abreviada por DPOC) é uma doença crônica, progressiva e parcialmente reversível que acomete os pulmões e tem como principais características a destruição de seus alvéolos e o comprometimento dos restantes. Ocorre com mais frequência em homens mais velhos e fumantes. Pessoas que tiveram tuberculose também podem desenvolver a doença.
Os principais fatores desencadeadores da DPOC (enfisema e bronquite crônica) estão relacionados principalmente ao tabagismo, seguido de exposição passiva ao fumo (pessoa que vive junto com o fumante), exposição à poeira por vários anos, poluição ambiental, e até fatores genéticos nos casos que se comprova a deficiência de enzimas relacionadas à destruição do parênquima pulmonar (estruturas dos pulmões)
Epidemiologia
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 210 milhões de pessoas no mundo tem DPOC e a estimativa é que a doença se torne a terceira principal causa de morte por volta de 2020. No Brasil, a DPOC atinge cerca de 6 milhões de pessoas. Somente 12% dos pacientes são diagnosticados e desses apenas 18% recebem tratamento.
Causas
Esta doença pode desenvolver-se após vários anos de tabagismo ou exposição à poeira (em torno de 30 anos),