Tudo sobre o zinco
FUNÇÃO:
O zinco (Zn) Tem funções bem significativas dentro no nosso organismo, é beneficente no combate a doenças de inverno como resfriados, gripe, etc. Além de ajudar na respiração dos tecidos e do metabolismo de carboidratos e proteínas atuando também no controle cerebral dos músculos. Mas não é apenas isso, ele desempenha papéis importante em nosso dia-a-dia como por exemplo na composição de baterias secas, na galvanização do aço e também no preparo de ligas tais como o latão.
CARÊNCIA: Por ser um micronutriente muito importante em nosso corpo, a falta dessa substância pode causar problemas preocupantes, dentre estes podemos citar a diminuição da produção de hormônios tanto masculinos quanto femininos, além de favorecer na diabete.
FONTES: A variedade de alimentos que podem ser consumido para a absorção de zinco é bem ampla mas podemos ter uma quantidade significativa nas carnes vermelhas, grãos tanto leguminosos (feijão, grão de bico, ervilha) quanto oleaginosos (castanha-do-pará, castanha do caju, nozes, amêndoas), sementes, cereais integrais, entre outros. Todos esses alimentos são não só ricos em zinco como muito importantes para a nossa dieta alimentar.
SELÊNIO
FUNÇÃO:
Aparentemente agindo junto com a vitamina E, o selênio tem diversas funções dentro do nosso corpo dentre as quais, a prevenção de câncer que hoje vem se tornando uma doença muito comum dentro da população (propriedade ainda em estudo), a cura de afecções musculares e doenças hepáticas (no fígado) além de promover o crescimento do corpo.
CARÊNCIA: A falta de selênio em nosso corpo pode trazer problemas como a mialgia (dores musculares) além de sensibilidade nos mesmos, a degeneração do pâncreas e a possível suscetibilidade ao desenvolvimento do câncer.
FONTES: Para se ingerir a quantidade adequada dessa substância devemos saber quais alimentos são aconselhados. Os grãos são conhecidos por apresentarem um teor significativo, dependendo se o local onde foi