Resumo: psicologia científica psicologia do senso comum.
Nome: Luiz Felipe Sendra
Curso: Psicologia
Disciplina: Introdução à Psicologia
Professora: Elsa
E-mail: lipe_ibj@yahoo.com/lipe_ibj@hotmail.com/luizfelipesendra@gmail.com
Introdução
A psicologia, união de psique, “alma “ou “mente”, e logia, “estudo” ou “relato”, talvez seja um dos campos científicos mais misteriosos e obscuros às pessoas leigas. Pode ser definida como “ciência da mente e do comportamento”.
A psicologia abrange diversas áreas, como psicologia social, cognitiva, psicoterapia, entre outras. E o que vamos tratar neste pequeno laudo são as definições de psicologia do senso comum e psicologia científica, entendendo também o que é senso comum e como surgiu a psicologia científica num breve relato.
O senso comum e a psicologia do senso comum Senso comum No nosso dia-a-dia acumulamos um tipo de conhecimento espontâneo, intuitivo, sem termos a necessidade de uma explicação científica. Por exemplo: quando sentimos uma dor de cabeça e algum amigo nos indica certo chá que acaba com essa dor, ele sabe a funcionalidade desse chá (acabar com a dor de cabeça), sabe que ao tomá-lo a dor irá passar. Ele tem o conhecimento adquirido no seu cotidiano de que o chá serve como remédio para dor de cabeça, porém não conhece os princípios medicinais científicos.
Podemos chamar esse conhecimento, e muitos outros adquiridos no convívio social, de senso comum. Psicologia do senso comum A psicologia do senso comum está em todos. Pessoas cada vez mais interessadas nos comportamentos, pensamentos, atitudes e etc. de outras, e tiram suas próprias conclusões em relação à esses assuntos. Em geral, essas pessoas tem sua própria “psicologia”.
Um amigo que escutas os problemas do outro e o dá conselhos, podemos dizer que ele usa de “psicologia” para entender esse outro amigo.
Uma pessoa que tem a habilidade de convencer e converter outras as seu pensamento, dizemos que ala usa de “psicologia”.
Certamente não é essa a