Resumo Procura-se um planeta sustentável
"Tem que fechar essa fábrica!" Depois ouvindo os conselhos de seu tio Amaral e da doce Carina, começa a pensar diferente. De um lado está o tio do garoto,embora em outro país, Amaral se comunica direto com o sobrinho por e-mail e telefone. Agora, do lado de cá, bem pertinho, está Carina, a doce e meiga Carina, que precisa ajudar a mãe em casa e sabe como é difícil viver com pouco, com dificuldade.
Passo-a-passo, Rafael percebe, então, que a questão não é só radicalizar: lutar pelo fechamento da fábrica? Tirar o emprego de tanta gente, entre as quais está o do pai do Gustavo, mesmo sabendo que aquele emprego fosse muito importante, além do mais a condição financeira ficou melhor depois do pai do Gustavo ir trabalhar na Chemistry.
Com o tempo, o garoto começa a ter mais esperança. Une-se a outras pessoas, inicia sua participação em uma ONG local, descobre a idéia de sustentabilidade, decide estudar engenharia ambiental quando terminar o colégio. E descobre também que aqui é o lugar dele. Finalmente, consegue olhar à sua volta e descobre que há muito que fazer (além de namorar Carina).