Estudante
Annelise Miranda Ribeiro Natali*
Fabrício de Castro Barbosa
Francine Lemes da Silva
Paula Fernanda Lemes da Silva
RESUMO:
Esta pesquisa tem como tema a sustentabilidade aplicada aos supermercados. Objetiva-se selecionar práticas sustentáveis possíveis de serem efetivadas por esse modelo de empreendimento. Pretende-se expor os gastos gerais de um supermercado tomado como exemplo e, então, buscar atitudes sustentáveis que possam ser empregadas por ele, a fim de que se torne evidente a diminuição nos gastos do negócio, a melhoria de sua imagem e de seu relacionamento com o meio ambiente. Procura-se tornar claro, por fim, que é possível ao ser humano alcançar uma existência mais harmônica em sociedade mantendo seu modelo atual, mas cultivando atitudes norteadas pelo respeito ao planeta. Este artigo baseia-se em obras teóricas e críticas. Foi realizado ainda um levantamento dos gastos de um supermercado específico que serve de exemplificação à pesquisa.
Palavras-chave: Práticas sustentáveis. Supermercados. Economia. Benefícios.
SUSTAINABLE PRACTICES IN SUPERMARKETS: ANALYSIS OF SAVING AND BENEFITS
ABSTRACT:
Keywords: Sustainable practices. Supermarkets. Saving. Benefits.
_____________
1 Orientação: Profº. Paulo Roberto Marcondes
* Graduandos do curso de Tecnologia em Gestão Empresarial
1. Introdução
O capitalismo desenfreado que assola a sociedade de consumo moderna faz com que o homem torne-se cada vez mais consumista, imediatista e, fatalmente, menos preocupado com os recursos naturais finitos que são empregados na satisfação de suas necessidades e desejos infinitos.
É premente que sejam apontados caminhos sustentáveis para a manutenção de uma civilização já estigmatizada pelo consumo, caminhos esses capazes de amenizar o impacto do homem nos recursos naturais do planeta, possibilitando que a satisfação de suas necessidades presentes, sem comprometer a sobrevivência