RESUMO PRINC PIOS DA CONTABLIDADE

536 palavras 3 páginas
RESUMO PRINCÍPIOS DA CONTABLIDADE Vinicius Coradin
Conceito: É o instrumento que fornece o Maximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela sempre existiu para ajudar as pessoas a tomarem decisões.
Uma empresa sem contabilidade não é nada, pois nos dias de hoje não pode fazer nada no ‘achismo’ e sim no planejamento e pela contabilidade nos numero exatos e precisos.
A contabilidade pode ser formada de varias formas, como:
-comercias, contabilidade comercial
-indústrias, contabilidade industrial
-publicas, contabilidade publica
-bancarias, contabilidade bancaria
-hospitalares, contabilidade hospitalar
-agropecuárias, contabilidade agropecuária
-seguros,contabilidade securitária

PESSOA FISICA: É a pessoa natural.
PESSOA JURIDICA: Uma união de indivíduos, empresas.
O PRINCÍPIO DA ENTIDADE
O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existente.
Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

O PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE
O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.
O PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE
O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.
O PRINCÍPIO DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL
. O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional
Uma vez integrado ao patrimônio, os componentes patrimoniais, ativos e passivos, podem

Relacionados