Resumo Pesquisa
Tudo se inicia com a hipótese de pesquisa, onde devemos pensar em possíveis respostas para sabermos onde devemos chegar, mas nem sempre isso é possível já que as hipóteses só aparecem após um período da pesquisa, já que as características humanas não podem ser somadas, e sim qualificadas (ressalvo o fato de estarmos pesquisando sobre relações humanas). Após o insight, geralmente tentamos comprovar que nossa hipótese está certa, no intuito de testar seus limites e suas potencialidades. Para isso, devemos distinguir as premissas e as descobertas prévias da hipótese de pesquisa para encaminharmos a nossa investigação.
Após definirmos nosso alvo de pesquisa, devemos procurar quais são nossas dúvidas quanto ao tema, já que nossa pesquisa frequentemente será por via de perguntas. Devemos procurar todo o tipo e informação a ponto de não nos fixarmos a uma ideia, utilizando-se de livros para nos apoiarmos em um estudo aprofundado do tema. Devemos distinguir os problemas relacionados a conhecimento dos relacionados aos práticos, sendo esse último que irá definir qual a solução que você propõe a prática.
Temos o conhecimento de qual é nosso problema que iremos focar para essa pesquisa, mas agora precisamos elaborar e expressar nossas ideias e resultados. Iremos prefigurar o problema da pesquisa, onde escreveremos tudo que já sabemos, onde iremos falaremos de nossas “sacações”, nossas informações buscadas em nossos estudos, experiências práticas, observações e tudo aquilo que for relevante ao tema. Com isso, teremos um brainstorm de ideias para sabermos quais são as perguntas adequadas a nossa pesquisa, a fim de filtrar o que não parece coeso ou o que você já sabe.
Passado a parte teórica, devemos definir que tipo de pesquisa devemos fazer, nos questionando