resumo: Pela mão da Alice
Equipe: Grupo Acolhendo Alunos em Situação de Exclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e PósGraduação em Educação de Jovens e Adultos da Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane. (Via Atlântica:
Perspectivas Fraternas na Educação de Jovens e Adultos entre Brasil e Moçambique). PROCESSO 491342/2005-5 – Ed. 472005 Cham.
1/Chamada. APOIO FINANCEIRO: CNPq e UNESCO
RESENHA
A identidade cindida de Alice
Alice’s Scindered Identity
Maria de Jesus FONSECA
Gisele Aparecida REIS
RESUMO
Visando compreender o misto de fenómenos sociais que se têm vindo a complexificar na actualidade, Boaventura de Sousa Santos tece um conjunto de considerações sobre as origens desses fenómenos. Em Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade, faz um sobrevôo sobre os processos de construção do projecto da modernidade e especula sobre as razões que determinaram o seu não cumprimento. Por fim, o autor evidencia alguns dos riscos que se correm, por exemplo, o de que o sujeito pósmoderno se perca na materialidade da sua existência e, por isso, transmute a cidadania em consumismo.
Palavras-chave: emancipação, pós-modernidade, subjetividade.
ABSTRACT
Aiming at understanding the heterogeneous set of social phenomena which, in nowadays, have been evolving into growingly complex realities,
Boaventura Sousa Santos analyses and comments on the origins of those phenomena. In Pela Mão de Alice: o social e o politico na pósmodernidade, the author carries out an overview analysis of the building processes of the postmodernity project and speculates about the reasons which have determined its non fulfilment. Finally, he outlines some of the actual risks as, for instance, the postmodern individual being lost in the materiality of his/her existence and, therefore, transforming citizenship into consumism. Index Terms: emancipation, postmodernity,