Resumo Para Prova Generos E Perfil
GÊNEROS RECONHECIDOS
Jornalismo informativo: relatar um fato, isenção, distanciamento e objetividade.
Notícia: é um anuncio de um fato novo, geralmente o lead traz informações em ordem decrescente de importância. Quem opina é a fonte. A notícia é imediatista.
Reportagem: Vai além do factual, aprofundando o caso. Traz declarações de todos os envolvidos. Trata de assuntos e não necessariamente de fatos novos.
Semelhança de notícia e reportagem: compartilham de diversas técnicas e redação e apuração; frequentemente a reportagem é escrita com os mesmos critérios de nomeação, ordenação e seleção similares aos da noticia e apresentada com diagramação idêntica.
Jornalismo opinativo: Inclui os textos jornalísticos que trazem uma leitura da realidade e não um retrato objetivo dela. Portanto, a crônica, o editorial, a coluna e o artigo são gêneros jornalísticos marcados, em maior ou menor grau, pelo caráter opinativo. Neles, a manifestação explicita da opinião, seja do autor ou veiculo, não é mal recebida.
Jornalismo utilitário: “jornalismo de serviços, espécies práticas”. Exemplos: indicadores, agendamentos, orientações uteis, previsão do tempo. São mensagens que tem em comum o oferecimento de uma orientação. São úteis, propondo facilitar a vida do cidadão em suas ações cotidianas.
Jornalismo diversional: Por esta perspectiva, a natureza diversional desse tipo de jornalismo está no resgate "(...) das formas literárias de expressão": uso de recursos como flashbacks, digressões, diálogos, aprofundamentos psicológicos etc. para estabelecer suas narrativas. Exemplos: história de interesse humano (utiliza o universo ficcional para abordar um fato que foi notícia.) e história colorida (desenvolve os fatos com recursos ligados mais à literatura).
PERFIL
O perfil jornalístico é uma