resumo para estudo - embriologia
Movimentos celulares:
- invaginação: dobramento de uma camada de células para dentro do embrião (no ouriço do mar é a formação de endoderme)
- involução: dobramento de uma camada de células e utiliza como apoio uma camada mais externa de células (mesoderme nos amfíbios)
- ingressão: algumas se desprendem da membrana basal migrando para o interior do embrião (neuroblastos em drosophila e mesoderme nos ouriços do mar)
- delaminação: formação de uma segunda camada pela perda de aderencia com a lamina basal (formação do hipoblasto em mamíferos e aves)
- epibolia: expansão de uma camada celular que empurra outras mais internas (ectoderme em anfíbios e ouriços do mar.
O processo de gasrtrulação envolve o embrião inteiro e a migração de células.
Gastrulação do ouriço do mar
- blastula com mais ou menos 1000 células em uma só camada, após o rompimento da blátula o hemisfério vegetal começa a se espessar e achatar e no centro um aglomerado de células começam a se modificar.
- os movimentos dessas células de estender-se e se achatar recebem o nome de filopódios, essas células se deslocam para dentro da blastocele e recebem o nome de mesênquima primário (derivados dos micrômeros) . Essas células perdem a aderencia a lamina basal e se desprendem da blastocele.
- as primeiras 64 células mesenquimatosas do ouriço do mar vem derivado de quatro blatomeros que se formaram pera quarta clivagem assimétrica.
- as células parecem se movimentar ao acaso, posteriomente elas se localizam na região ventrolateral e se funde com em um cordão sinsiciais
*ectoderma é originado do macromero e endoderma do mesomero, essas células da blastocele se ligam entre si externamente por uma camada hialina e internamente por uma lamina basal.
- invaginação do arquentero: as células que continuam presas a blastocele se movimentam para preencher o vazio que as células antigas deixaram, achatando ainda mais a placa vegetal, então ocorre uma invaginação que depois de um