fosseis
Embriologia: A comparação das primeiras fases do desenvolvimento embriológico dos vertebrados mostrou grandes semelhanças entre as suas diversas classes. Isto é uma evidência a favor de que os vertebrados tiveram uma origem comum. Por outro lado, as formas larvais servem para estabeler as linhas evolutivas entre vários grupos de animais.
Anatomia comparada: A existência de orgãos com a mesma origem embriológica (homólos) em organismos diferentes é uma evidência do parentesco evolutivo entre eles.
mbriologia comparada
O estudo comparado da embriologia de diversos vertebrados mostra a grande semelhança de padrão de desenvolvimento inicial. Conforme o desenvolvimento do embrião, surgem características individualizantes e as semelhanças diminuem. Essa semelhança também foi verificada no desenvolvimento embrionário de todos animais metazoários. Entretanto, quando mais diferentes são os organismos, menor é o período embrionário comum entre eles.
A anatomia comparada
Comparando o padrão de construção de diversos organismos, muitas vezes é possível determinar o grau de parentesco e a seqüência evolutiva entre eles.
Se compararmos, por exemplo, o sistema circulatório das cinco classes de vertebrados, vamos observar um aumento de complexidade dos peixes para os mamíferos, que é coerente com a evolução dos mamíferos.
A embriologia e a anatomia comparada mostram que nossos braços, as patas dianteiras dos mamíferos e as asas das aves têm a mesma origem embrionária.
Os órgãos de espécies diferentes que tenham a mesma origem embrionária, embora apresentem funções diferentes, são chamados órgãos homólogos, como nos mostra a