resumo para estudo banco de dados
1. O que são dados?
Dados são elementos, valores ou fatos conhecidos que podem ser registrados e possuem um significado implícito. Ao encaixá-los em algum contexto, transformam-se em informação, ou seja, passam a ter um significado útil numa tomada de decisão.
2. O que é um banco de dados?
Em uma definição bem genérica, um banco de dados é uma coleção de dados relacionados. Mais especificamente, um banco de dados deve possuir alguma fonte da qual o dado é derivado, algum grau de interação com eventos no mundo real e um público que está ativamente interessado em seu conteúdo.
3. Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD)
Um sistema gerenciador de banco de dados é uma coleção de programas que permite aos usuários criar e manter um banco de dados. Esse sistema facilita o processo de definição, construção, manipulação e compartilhamento de bancos de dados entre diversos usuários e aplicações.
Objetivos de um SGBD
Fornecer uma maneira de recuperar informações de bancos de dados que seja tanto conveniente quanto eficiente;
Fornecer proteção do banco de dados, incluindo a proteção do sistema contra defeitos de hardware ou software e a proteção de segurança contra acesso não autorizado;
Fornecer manutenção do banco de dados por um longo período, permitindo que ele evolua à medida que os requisitos mudam com o tempo.
Abstração dos dados
Uma característica importante do sistema de banco de dados é garantir uma visão abstrata dos dados. Sendo assim, o sistema deve oferecer ao usuário uma representação conceitual dos dados, ocultando certos detalhes de como esses dados são armazenados e implementados, uma vez que muitos dos seus usuários não são especialistas.
A abstração se dá em três níveis:
Nível Físico: é o nível mais baixo de abstração e descreve como os dados são realmente armazenados;
Nível Lógico: descreve todos os dados que estão de fato armazenados no banco de dados e as relações existentes entre eles;
Nível de