Resumo: os primeiros 4 anos
Quatro semanas; A estabilidade fisiológica é um dos fatores mais importantes nessa etapa; respiração, temperatura dentre outras funções já estão bem regulares, a fragilidade e insegurança diminuíram, dando ao bebê mais liberdade. Aos poucos, sua coordenação também vai se desenvolvendo, dentre eles a dos olhos e das mãos. Sua manifestação dentre as sensações de bem estar, como um banho quente ou sua alimentação tendem a deixar o bebê mais atento, e também ao olhar o rosto da mãe. Seu comportamento emocional é simples, já que o bebê deixa bem visível em sua fisionomia.
Dezesseis semanas; O neuromotor do bebê já teve grande avanço, o domínio considerável dos músculos que lhe permitem mover os olhos fica bem explicito, ele sente a necessidade de segura-lo de pé ou sentado, fazendo com que fique de cabeça erguida, podendo assim ter um campo de visão aberto e, por conseguinte o desenvolvimento perceptivo visual vai se graduando positivamente. Nesse momento para o bebê, sua maior satisfação é poder enxergar maiores horizontes, sua respiração acelera, e o sorriso é bem visível em seu rosto. Seu comportamento social também teve progresso, a interação com o meio dá a ele estímulos, um deles é o chamado “sorriso social”.
Vinte e oito semanas; Nessa etapa, a sua maior necessidade é poder mexer nas coisas e sempre levá-las a boca, pois as mãos e a