História da padaria
http://www.perfecta.com.br/blog/historia-da-padaria/ acessado em 24.03.13
História da Padaria – Como tudo Começou?
Padaria. Quem não gosta? Aquele pão quentinho de todas as manhãs e fim de tardes. Um ambiente aconchegante para apreciar um pedaço de bolo e café com leite morno. Das mais sofisticadas até as mais simples, uma padaria sempre vai ser um local aconchegante e chamariz. Vamos até ali napadoca? Este convite nunca é rejeitado, porque sempre tem uma padoca perto do trabalho, perto do consultório e próxima ao banco.
Este costume de comer, produzir e vender pães em locais específicos, ou seja, em padarias, é mais antigo que imaginamos. Atualmente, as padarias vem procurando investir em sistemas wi-fi, serviço happy hour e mais. Ou seja, é claro que uma boa padaria vira rapidamente um bom ponto de encontro.
Em 2002, uma equipe de arqueólogos americanos descobriram os restos da padaria mais antiga do mundo. Nela, os egípcios produziam o chamado “pão do sol” ainda cultivado na região. Foram encontradas bandejas, uma espécie de forno e demais utensílios. Interessante como o povo egípcio tem grande participação na história das padarias. Pelo que se sabe, foram eles que cultivaram o levedo que fermenta a massa do pão e a faz crescer. O povo que deu origem ao Egito, os sumérios, também cultivaram a prática da padaria, pois há relatos de locais que serviam pão, cerveja e peixe frito, chamados de burgos.
1ª Padaria encontrada no Egito
O segundo povo que muito influenciou na evolução, crescimento e dispersão das padarias foram os romanos. Com um império gigantesco, os romanos sabiam cerca de 70 receitas de pão. Muito desta sabedoria, adivinha dos gregos que montaram asprimeiras padarias em Roma.
Foi no século II (140 a.C) que começou um protótipo do que seria uma padaria pública, já que antes, o pão era feito nas casas. Nunca houvera lugar específico para a fabricação do pão até então. A primeira escola para aprender a ser