Resumo Odonto
O ácido Peracético, também denominado ácido peroxiacético (PAA), é o peróxido de ácido acético (AA), e é considerado um forte agente oxidante e desinfetante. PAA está comercialmente disponível na forma de uma mistura de equilíbrio quaternário, que contém AA, peróxido de hidrogênio (HP), PAA, e água,
Embora o HP também seja um agente antimicrobiano contribuindo para a desinfecção, o PAA é um agente antimicrobiano mais potente que o HP. Constatou-se que o HP requer doses muito maiores que o PAA para o mesmo nível de desinfecção.
O PAA é um líquido claro e incolor sem capacidade de espumar. Tem um forte odor de ácido acético pungente (ácido acético é o componente principal de vinagre) e tem um pH ácido menor que dois. Para uma solução contendo 5% PAA, 20% a 24% HP, e 10% a 12% de AA, a massa específica é 1,10. Para uma solução de 12 % de PAA, o ponto de congelamento é de - 40.3 a - 42.0ºC, e a massa específica é 1,11. PAA é solúvel em água em todas as proporções e em solventes orgânicos polares, sendo, entretanto, ligeiramente solúvel em solventes aromáticos.
PAA é consideravelmente menos estável que o HP. Uma solução de 40% de PAA perde 1% a 2% de seus ingredientes ativos por mês, enquanto o HP (para uma solução de 30% a 90%) perde menos de 1% ao ano. Soluções diluídas de PAA são ainda mais instáveis: uma solução de 1% perde metade de sua força por hidrólise em 6 dias.
Para manter a estabilidade, o PAA pode ser armazenado de forma comum, preferivelmente em local fresco e em recipientes originais. Não é afetado por vidro e pela maioria dos plásticos. Pode extrair componentes de algumas formulações de vinil usadas como aditivos, possibilitando o ataque a borrachas naturais e sintéticas. Alumínio puro e o aço inoxidável são resistentes ao PAA; mas aço simples, ferro galvanizado, cobre metálico e o bronze são suscetíveis à reação e corrosão.
O uso de soluções concentradas de PAA em consultório odontológico representa risco para o