Resumo NBR 15310
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I
PROFª SORAYA CAROLINE ABRAHÃO
21 MAR. 2014
EDUARDO FERREIRA SANTOS
PAULO CÉSAR CABRAL DETERMINAÇÃO DA CARGA DE RUPTURA À FLEXÃO E MÉTODOS DE ENSAIOS.
UNIÃO DA VITÓRIA-PR
2014
Ensaios de telhas planas de encaixe e planas de sobreposição e composta de encaixe
Dois apoios (inferiores) de secção transversal retangular de gesso, argamassa ou madeira dura e largura aproximada de 30 mm, altura mínima de 40 mm e comprimento mínimo superior à largura total do corpo-de-prova, sendo o cutelo de madeira dura, recomenda-se o uso de uma tira de feltro ou de borracha na interface do cutelo com o corpo-de-prova, situados sobre articulações metálicas. Cutelo de gesso, argamassa ou madeira dura, nas faces de contato com o corpo-de-prova, com largura aproximada de 30 mm e altura mínima de 30 mm, de comprimento igual ou superior à largura total das telhas, com sulco na parte superior que permita a acomodação ao longo do seu comprimento; sendo o cutelo de madeira dura, recomenda-se o uso de uma tira de feltro ou de borracha, na interface do cutelo com o corpo-de-prova.
Ensaios de telhas simples de sobreposição Dois apoios inferiores de dimensões iguais ou superiores ao corpo-de-prova e aproximadamente 20 mm x 40 mm de secção transversal, revestidos com tira de feltro ou borracha nas faces de contato. Cutelo de madeira dura, argamassa ou gesso, de dimensões iguais ou superiores ao corpo-de-prova, e aproximadamente 20 mm x 20 mm de secção transversal, com perfil adaptável à superfície superior da telha, revestido com feltro ou borracha na face de contato.
Aplicação do ensaio à flexão de telhas planas de encaixe, planas de sobreposição e compostas de encaixe.
Assentar os corpos-de-prova sobre os apoios inferiores de modo que um deles se situe no local ocupado pelo apoio no telhado;
O outro apoio deve ser estar situado a uma