Resumo nbr 13932
A norma fixa condições mínimas exigidas para instalações internas de GLP na fase vapor com pressão de trabalho máxima de 150kpa.
Os projetos de GLP devem ser elaborados e acompanhados por profissional com registro em órgão legal e com a devida ART.
A norma não se aplica a instalações constituídas de 1 só aparelho de utilização com capacidade volumétrica inferior à 32L. Também não se aplica a prédios industriais quando o gás for usado no processo industrial.
Definições importantes: Alta pressão: acima de 392kpa. Baixa pressão: abaixo de. Média pressão: entre 5kpa e 392kps. Densidade relativa do gás: relação entre densidade absoluta do gás e do ar seco, à mesma pressão e temperatura. Economia: caracteriza um ou mais consumidores (ex: um prédio de 4 AP’S é um prédio de 4 economias). “FS”: Fator de simultaneidade em %. Instalação interna: tubulação, medidores, reguladores, registros e aparelhos de utilização de gás. “A”: Potencia adotada. “C”: Potencia computada Prumada: tubulação vertical interna ou externa que conduz o gás. Rede de alimentação: trecho entre a central de gás e o regulador de primeiro estágio (anexo A). Rede de distribuição: Tubulação com seus acessórios dentro da propriedade do consumidor. Rede primária: trecho entre regulador de primeiro estágio e o de segundo estágio (anexo A). Rede secundária: trecho entre regulador de segundo estágio ou regulador único e os aparelhos de utilização. Regulador de primeiro estágio: reduz a pressão antes da entrada na rede primária para o valor máximo de 150kpa. Regulador de segundo estágio ou regulador único: reduz a pressão antes da entrada na rede secundária para o valor máximo de 0,5kpa. Válvula de bloqueio automático: interrompe o fluxo de gás sempre que a pressão excede um valor pré-determinado. Tubo-luva: tubo no qual a tubulação de gás é montada em seu interior, isso para não