Resumo MGO Qualidade
ELCICLEI DAMASCENO
SALVADOR - BA
2015
Síntese
Texto: Um Breve Histórico da Gestão da Qualidade
A qualidade já é um assunto bem antigo, que tem seu advento desde os tempos da pré-história, onde já existia a necessidade do homem produzir utensílios cada vez melhores para a sua sobrevivência. Porém o conceito de qualidade propriamente dito, só passou a ser utilizado quando os artesãos passaram a produzir e a vender peças como sapatos, roupas e outras... O conceito de qualidade que os artesãos utilizavam eram os seguintes: o bom atendimento ao cliente, o produto feito de acordo com o pedido e ainda a utilização de matéria prima de boa qualidade para atender as necessidades do cliente, Pois eles cuidavam desde a produção da matéria-prima até a etapa de venda do produto.
Todo esforço do artesão para atender os clientes da melhor maneira possível, se dava ao fato que a comercialização dos seus produtos dependia muito da forma como seu trabalho era visto pela clientela, pois toda reputação da qualidade do serviço era feita boca-a-boca entre os clientes satisfeitos. Nesse período o cliente tinha seu produto sob medida, havia a proximidade com o artesão, onde era possível solicitar seus desejos diretamente com quem iria produzir. Porém, até o final do século XIX ainda existia a produção sob medida, a exemplo da montadora Panhard & Levassor (P&L) que montava os veículos de acordo com os pedidos dos clientes, logo havia unicidade nos carros produzidos. Esse sistema de montagem se estendeu até a Primeira Guerra Mundial e em alguns casos até nos dias de hoje como é o caso dos automóveis Rolls Royce.
Com a chegada da Revolução Industrial ocorreram muitas mudanças nos sistemas de produção, a customização dos produtos é substituída pela padronização, inicia-se a produção em larga escala, substituição de ferramentas por maquinas, da força humana pela energia motriz. Só com estas mudanças foi possível estabelecer a