RESUMO Max WEBER
Max Weber em seu livro “A ética protestante e o espírito do capitalismo” apresenta uma teoria que tem credibilidade, e fatos para ilustrar a lógica em que o sucesso do capitalismo moderno, tem inicio no espírito do capitalismo, que surge a partir do ascetismo protestante na conservação puritana que repudiava a luxuria, o ócio, a sexualidade, atribuída a uma ideia de que para todos sem exceção deus reservou uma vocação, e alcança-la no trabalho era uma forma de agradar a deus, isso deu origem a divisão no trabalho, desenvolvendo habilidades e especializando a sociedade em varias áreas.
Em resumo da “introdução do autor” e do V. capitulo “O ascetismo e o espírito do capitalismo” Weber começa questionando o porque do desenvolvimento do ocidente ser voltado para o lado racional das coisas? Porque apenas no ocidente que as ciências são consideradas validas? Oque explica e que em países orientais houve apenas conhecimentos empíricos, conseguidos através da observação, na ciência, história, arte e arquitetura, eles não têm o "racional, sistemático e especializado" pensamento do Ocidente. Ele comenta que países como a índia, china, Egito e outras civilizações orientais apesar de terem elementos essenciais para o desenvolvimento de um capitalismo, não chegaram a faze-lo?. Oque ele conclui e que faltou algo que os incentivasse e estimulasse os interesses de uma massa geral para abandonar seu modo de vida tradicional e entrar em um modo novo, modo esse que no principio coloca a racionalidade e o espiritualismo acima de tudo.
Já no ocidente a sistemática existente herdado dos gregos e romanos, com as instituições de direito, jurisprudência, desenvolvimento de uma constituição escrita, políticas vinculadas a regras racionais, funcionários treinados, as ciências existentes serem divididas através de áreas, o grande desenvolvimento das áreas de estudo, foi oque tornou o ocidente calculista colocando em tudo