Resumo Materiais de Construção
Deformação - A grandeza deformação é definida como a taxa de variação do deslocamento (u e v) em relação à coordenada espacial (x e/ou y).
Relação Tensão-Deformação - A caracterização do comportamento de um sólido é feia através de uma relação entre as grandezas tensão e deformação, dita Lei constitutiva do material. Os materiais podem apresentar diversos comportamentos de tensão x deformação.
Elasticidade: É a propriedade que um corpo sólido apresenta de retornar a forma original após cessada a aplicação de carga que o deformou.
Plasticidade: É a propriedade que um corpo sólido apresenta de se deformar, mudando substancialmente sua forma sem, no entanto, se romper.
Resiliência: É a quantidade de energia que o material pode absorver em regime elástico. Graficamente, é representada pela área sob a curva tensão x deformação no trecho de descarregamento correspondente à absorção de energia elástica.
Tenacidade: É a quantidade de energia total (em regime elástico e plástico) que o material pode absorver. Graficamente, é representada pela área sob a curva tensão x deformação.
Maleabilidade e Ductibilidade: Estão relacionados com a capacidade de deformação plástica do material. Todos os materiais dúcteis são maleáveis, mas nem todos os materiais maleáveis são dúcteis. Isso ocorre pois o material maleável pode ter pouca resistência e romper facilmente quando submetido à esforços de tração. Maleabilidade se refere à capacidade do material se deformar sem romper, quando submetido a esforços de compressão.
A ductibilidade a esforços de tração. Em termos práticos, a ductibilidade é expressa em termos do alongamento percentual em um ensaio de tração até a ruptura. Numa curva tensão x deformação, em tração, a ductibilidade é medida pelo nível de deformação na ruptura.
Ruptura Frágil: É um conceito oposto à ductibilidade. Um