Resumo - Marrocos
1. INFORMAÇÕES GERAIS
Após a Segunda Guerra Mundial, em 2 de março de 1956, Marrocos se tornou independente da França. O Reino de Marrocos é uma monarquia constitucional, em que o Rei Mohammed VI é o chefe do Estado, e o Primeiro-ministro Abdelillah Benkirane é o chefe do Governo. A monarquia é hereditária e o parlamento eleito democraticamente. O Parlamento é composto por duas câmaras, os membros da Câmara dos Deputados são eleitos para um mandato de cinco anos por sufrágio universal direto e os membros da Câmara dos Conselheiros são eleitos para um mandato de seis anos por sufrágio universal indireto.
Localizado no norte de África, o reino de Marrocos é banhado pelo oceano Atlântico a oeste, e pelo mar Mediterrâneo a norte, e faz fronteira com a Argélia a leste, a sul e sudeste com a Mauritânia, com sua área de 446.550 km ², o país tem como sua capital Rabat.
Com uma população de 32.987.206 milhões de habitantes, o Marrocos é composto por 99% de árabes e 1% de outras etnias, sendo 99% mulçumanos e 1% entre cristãos e judeus. A língua oficial é o árabe, mas o francês também é usado em textos oficiais do Governo, e pela comunidade empresarial. O IDH do Marrocos é de 0,591, considerado médio, o país tem seu índice de GINI igual a 40,9 e a expectativa de vida é de aproximadamente 70 anos.
A proximidade com a Europa e os custos trabalhistas relativamente baixos, levou o Marrocos a construir uma economia orientada para o mercado diversificado e aberto. Os setores chave da economia incluem a agricultura, o turismo, os fosfatos, têxteis, vestuário e subcomponentes. Para impulsionar as exportações, o Marrocos entrou em um acordo bilateral de livre comércio com os Estados Unidos em 2006 e um acordo Estatuto Avançado com a União Europeia em 2008.
Desde que assumiu o trono em 1999, o rei Mohammed VI manteve uma economia estável marcada por um crescimento constante, baixa inflação, e a queda gradual do desemprego. Mas apesar do