resumo maquievel

382 palavras 2 páginas
1 - Quais princípios éticos foram violados? Justificar sua resposta. A de ontologia jurídica é a ciência que cuida dos deveres e dos direitos dos operadores do direito e dos fundamentos éticos e legais. Assim, de ontologia jurídica é essa ciência aplicada àqueles que exercem alguma profissão jurídica, em especial os advogados, magistrados e promotores de justiça.
Com base na matéria “Conselho Nacional de Justiça investiga renda de desembargadores”, podemos notar que mesmo com a justificativa do Tribunal de Justiça de São Paulo ocorreu sim a violação dos princípios éticos, uma vez que alguns desembargadores receberam verbas acima do teto estipulado para carreira, sob a justificativa de serem valores destinados a saúde. Poderíamos citar aqui vários princípios éticos quebrado por essa ação, entre eles:
O princípio da conduta ilibada;
O princípio da lealdade e da verdade;
O princípio da fidelidade 2 - Em sua opinião, por que se exige uma postura ética dos profissionais?
Vivemos em um país totalmente decadente, assistimos a todo o momento na esfera executiva a instalação da corrupção, como algo natural e saudável.
A magistratura exerce um papel importante, individual, uma vez que ela julga o clamor de justiça de uma sociedade em particular de um requerente. È a magistratura responsável por conciliar os conflitos de uma sociedade, estabelecendo a ordem, instalando a justiça. A instalação de um código que disciplina a conduta ética desses profissionais nos dá a certeza que vivemos dentro de um país com ordenamento jurídico, que se faz cumprir.

3 - Existe profissão que pode ser menos ética que a jurídica? Justificar sua resposta.
De maneira geral entendemos que a falta de ética esta presente em todas as esferas profissionais, o que não deveria ocorrer, as carreiras jurídicas se destacam por representar diretamente os desejos e necessidades da sociedade. Mas, a ética é importante em todas as carreiras.

4 - Por que a ética é tão importante na

Relacionados

  • Maquiavel
    329 palavras | 2 páginas