Resumo Livro
CURSO DE PSICOLOGIA – 5ª FASE
DISCIPLINA: PSICOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO ESPECIAL
PROFESSOR: JOÃO LUIZ BRUNEL
ACADÊMICA: DAIANE MEZZARI DA SILVA
RESUMO DO LIVRO: DESENVOLVIMENTO MOTOR NOS DIFERENTES TIPOS DE PARALISIA CEREBRAL
Berta Bobath e Karen Bobath
O presente livro explora o desenvolvimento motor diferenciado da criança com paralisia cerebral, essa que apresenta um atraso no desenvolvimento motor, fruto da paralisia. Uma criança dita normal possui um desenvolvimento gradual, que desenvolve-se primeiramente entre os primeiros 18 meses da criança e até os 3 anos de idade existe o aperfeiçoamento desse desenvolvimento, já a criança com paralisia cerebral se desenvolve em um ritmo mais vagaroso.
O diagnóstico da paralisia cerebral ocorre durante os primeiros meses de vida, chamada de primeira infância, entre 4 e 6 meses de idade. Em alguns casos pode ocorrer um desvio da normalidade, de forma que os primeiros sinais da paralisia podem desaparecer espontaneamente, assim a criança desenvolve-se de maneira “normal”, ou seja, a criança é desajeitada, possui dificuldades para executar movimentos finos e tem problemas de percepção que podem ser descobertos mais tarde, na idade escolar, de tal forma que dificulte esse primeiro diagnóstico na primeira infancia. O desenvolvimento da criança com paralisia cerebral é definido como não somente retardado, mas desordenado e prejudicado, resultado da lesão ocorrida no cérebro.
Os padrões motores e o desenvolvimento anormal da criança com paralisia, assim como os da criança normal, são praticamente previsíveis, pois seguem uma linha, como levantar a cabeça, sentar-se com apoio, adquirir equilíbrio, engatinhar e andar na criança normal. Na criança com paralisia esse desenvolvimento, se difere nos vários tipos de paralisia cerebral. Muito se tem falado sobre a análise do desenvolvimento motor da criança com PC ser definido por marcos, como o de crianças normais, pois normalmente