Resumo livro
“O conhecimento da verdade leva à virtude. Basta que uma pessoa conheça o que é verdadeiro, para que ela procure viver de acordo com a verdade” (Sócrates)
Um melhor conhecimento da comunicação pode contribuir para que muitas pessoas adotem uma posição mais crítica e exigente em relação ao que deveria ser a comunicação na sua sociedade.
O meio ambiente social da comunicação
A comunicação está presente em todos os lugares, por exemplo, em um estádio de futebol (nos gritos da torcida, nas cores das bandeirinhas, nos números das camisetas dos jogadores, nos gestos, apitos e cartões do juiz e dos bandeirinhas, no placar eletrônico, nos alto falantes e radinhos de pilha, nas conversas e insultos dos torcedores, em seus gritos de estímulo, no trabalho dos reportes, radialistas, fotógrafos e operadores de TV. O próprio jogo é um ato de comunicação.
A comunicação não existe por si mesma, como algo separado da vida da sociedade. Sociedade e comunicação são uma só. Não poderia existir comunicação sem sociedade, nem sociedade sem comunicação.
Comunicação e socialização
A comunicação foi o canal pelo qual os padrões de vida da sua cultural foram-lhe transmitidos, pelo qual aprendeu a ser “membro” de sua sociedade. Foi assim que adotou a sua “cultura” (os modos de pensamento e de ação, suas crenças e valores, seus hábitos e tabus)
A comunicação confunde-se com a própria vida. Pessoas que foram impedidas de se comunicarem durante longos períodos, enlouqueceram ou ficaram perto da loucura. A comunicação é uma necessidade básica da pessoa humana, do homem social.
Os meios em nossa vida
É um erro considerar os meios de comunicação social (TV, jornais, novelas, rádios) como representando o maior vulto na comunicação global da sociedade.
No seio do associativismo em ascensão e da luta pelo fortalecimento da “sociedade civil” o homem está reaprendendo a comunicação pessoa a pessoa.
Do grunhido ao satélite