Resumo livro '' O leitor ''
DIREITO E LEGISLAÇÃO EM INFORMÁTICA
Análise do filme “O leitor” com as perspectiva de direito
Antes de mais nada, é necessário fazer uma síntese da história do filme, para se entender posteriormente a análise.
O filme “O leitor” de Stephen Daldry, se passa na Alemanha, “destruída” em vários aspectos após a Segunda Guerra Mundial. O filme narra a história de um garoto de 15 anos (Michael) que se apaixona por uma mulher cerca de 20 anos mais velha (Hanna), que desaparece de sua vida misteriosamente. Anos mais tarde, em uma visita da faculdade de direito a um julgamento, ele percebe que a mulher com quem apaixonou estava sendo julgada por vários crimes contra judeus nos campos de concentração.
No julgamento de Hanna, podemos perceber que naquela época as pessoas tinham aquela vontade de procurar as pessoas para culpar, julgar e punir pelos crimes do nazismo, sem perceber que as vezes as pessoas sendo julgadas eram mandadas, obrigavam-nas a fazer tais atos, claro que não serve como desculpa para os mesmos, mas deveria existir uma avaliação mais profunda desses casos, como os líderes, por exemplo, que comandavam os ataques, assassinatos, etc.
Percebe-se também no filme, que naquela época na Alemanha não existiam leis específicas que puniam os crimes cometidos no julgamento de Hanna, e mesmo assim deram a sentença. Outro aspecto abordado é o da vergonha, Hanna preferiu ser julgada por escrever um documento, como sendo a chefe dos soldados que mataram os presos, do que admitir que na verdade ela era analfabeta, e Michael, sabendo disso, resolveu ficar calado para fazer a vontade dela, mesmo indo contra sua ética cursando direito.
Outra falha encontrada no julgamento é o direito do réu à defesa, que não é possível visualizar no filme, outra coisa que se pode perceber, é que no começo do julgamento todos são inocentes até que se prove o contrário.
O que se pode tirar do filme para a atualidade, é que mesmo com pressões políticas e morais, é