Resumo Livro Planeta Favela
Trata da discussão sore o crescimento das cidades do terceiro mundo, focando o crescimento das favelas, que ultrapassa o aumento urbano propriamente dito desde a década de 70. Ao longo do texto, Davis traz a tona as questões do mercado e habitação informais, questionando ou endossando diferentes opiniões de antropólogos e urbanistas.
Uma das observações feitas pelo autor é de que houve uma inversão de ocupação do solo; antigamente a população rural migrava para a área urbana, atualmente a periferia urbana acaba invadindo a área rural por falta de espaços alternativos para expansão.
Um dos exemplos apresentados pelo autor para ilustrar a conjuntura mundial de que o terceiro mundo acaba por virar um grande depósito de lixo humano é a cidade de Délhi, na Índia, que dos 500 mil migrantes que se relocam para lá todo ano, 400 mil acabam em favelas.
No fechamento do capítulo Davis ainda ressalta que, da maneira que o mundo anda lidando com essa mazela, o futuro de vidro e metal imaginado por muitos será substituído por grandes favelas, cheias de miséria, poluição e excrementos.
Capitulo 2 - A Generalização das Favelas
Definição de favela deriva do inglês e surgiu em 1812, (slum) como sinônimo de estelionato ou comercio criminoso. Slum = Locais sujos, becos, ruelas de população miserável e criminosa.
Já no Brasil o termo favela não devia do Slum e sim de uma planta nordestina onde ocorreu a Guerra de Canudos. Os soldados voltaram e se instalaram no Morro da Providencia no Rio de Janeiro na década de 1880 o que deu origem a primeira favela do Brasil.
Favelas Formais - No núcleo metropolitano, como os cortiços casarões antigos, autoconstruções, pensões, etc.
Favelas Informais - Invasões e território de moradores de rua, também concentrados no núcleo central ou em suas imediações
Favelas Informais na Periferia - Loteamento clandestinos, campo de refugiados e invasões.
Brasil é o terceiro